quarta-feira, março 17, 2010

Formar uma grande Rede foi o objetivo principal do I BLOGGERPE - Parte III

Após a visita ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, de volta ao Hotel Beach Class Resort em Muro Alto, participamos de uma palestra proferida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho que explanou sobre o que representa o Complexo Industrial e Portuário de Suape, na economia de Pernambuco. Com apresentação de slides mostrou os números que viabilizam a pujança econômica daquele Porto pernambucano que atualmente é o maior Polo de Desenvolvimento brasileiro e um dos mais importantes Portos do Hemisfério Sul.

O Presidente de Suape enfatizou que com a nova Refinaria, orçada em mais de 12 bilhões de dólares e que deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2011, processando cerca de 230 mil barris de petróleo diários, o que deverá atender a maioria da demanda de óleo diesel de todo o Norte e Nordeste brasileiros. O Presidente do Santa Cruz Futebol Clube, FBC revelou ainda que serão gerados no período de obras, cerca de 20 mil empregos. Quando entrar em operação a Refinaria, serão criados mil e quinhentos empregos diretos e quatro mil e quinhentos indiretos.

Na refinaria Abreu e Lima serão gerados óleo diesel, coque, gás de cozinha, gasóleo de coque e nafta – esta é a matéria-prima para produção de resinas plásticas. A Refinaria de Pernambuco, será a primeira do país, projetada para processar petróleo pesado.

Fernando Bezerra Coelho frisou que em 2009 foram investidos mais de 500 milhões de reais, pelo poder público em obras de infra-estrutura no Complexo Industrial e Portuário de Suape. O Complexo inclui 41 Km de rodovias e 32 km de ferrovias próprias, com acesso direto ao terminal de contêneires e ao parque de tancagem de granéis líquidos.

O Presidente de Suape revelou ainda que atualmente existem mais de 90 empreendimentos em operação no Complexo Industrial e Portuário de Suape, entre indústrias, terminais portuários, empresas de serviços, etc., e ainda outras 30 estão em fase de implantação, totalizando investimentos da ordem de 18 bilhões de dólares, com geração de 21 mil empregos diretos. O Complexo Industrial e Portuário de Suape possui espaço disponível ainda para a instalação de pelo menos 100 novas empresas em seu parque interno.

Nenhum comentário: