terça-feira, março 16, 2010

EDU MATOS - Jogador receberá aposentadoria

O dia 27 janeiro de 2010, definitivamente, não sairá da memória da família Matos. As sete paradas cardiorrespiratórias que se iniciaram quando Edu Matos ainda estava no gramado do estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, defendendo as cores do Araripina diante do Porto, pelo Campeonato Pernambucano, deixaram sequelas extremamente graves. Ele permanecerá em estado vegetativo enquanto viver. Dificilmente, segundo exames, voltará a ter consciência. Diante da situação, a principal questão que fica é com relação aos direitos que o ex-defensor poderá receber. De acordo com o especialista em Direito Esportivo, Carlos Eduardo Ambiel, Edu Matos deve ganhar uma aposentadoria permanente. Ciente da situação, o próprio Bode do Araripe está providenciando a documentação. Segundo o presidente de honra do clube, Walmy Bezerra, dentro de 15 dias tudo estará regularizado.

A noiva do atleta


“Estamos juntando toda a papelada. Daqui a uns 15 dias, ele passará a receber a aposentadoria”, assegurou Bezerra. Ainda de acordo com o dirigente, o clube cumpriu com todas as obrigações trabalhistas e estava depositando religiosamente a quantidade mensal destinada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Casos como esse, de acidente, que pode ser até fora do trabalho, o assegurado tem direito a uma aposentadoria permanente que depende da contribuição mensal que era dada ao INSS”, informou o advogado Carlos Eduardo Ambiel. “Nessa situação, o clube só pode ser punido se houver alguma comprovação por falta de exames médicos”, acrescentou. Vale ressaltar que, nos primeiros dias de internação, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) garantiu que todos exames exigidos foram feitos pelo Araripina.


Enquanto isso, a mãe do ex-atleta, Acássia Maria, e a noiva Cláudia seguem ao lado de Edu Matos no Recife. Uma ressonância magnética, realizada na última quarta-feira, apontou as graves sequelas neurológicas. Ele saiu da UTI para a enfermaria do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), mas os parentes tentam uma transferência para Sergipe, estado de origem da família.


“Esperamos que seja feita a vontade Deus. Está nas mãos Dele daqui para frente”, disse Acássia. Em casa, levando em conta o aspecto financeiro, Edu Matos contará com a renda mensal de pouco mais de dois salários mínimos do pai José Carlos, além do ordenado do irmão Carlos Eduardo, que não passa de dois salários mínimos.

Nenhum comentário: