sábado, março 13, 2010

Edu Matos ficará em estado vegetativo

O resultado do exame de ressonância magnética realizado na última quarta-feira no zagueiro Edu Matos, do Araripina, revelou o que, infelizmente, já era esperado. O jogador, que teve sete paradas cardiorrespiratórias entre os dias 27 e 28 de janeiro, sofreu isquemia em vários pontos do cérebro, o que acarretará graves sequelas neurológicas. Segundo o médico Gildo Ribeiro, chefe da Unidade de Terapia Intensiva coronariana do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), onde Edu Matos está internado desde o dia 28, ele ficará em estado vegetativo enquanto viver.

“A notícia que eu gostaria de dar era outra. Infelizmente, ele sofreu várias sequelas neurológicas e ficará em quadro vegetativo pelo resto da vida. Ele tem alguns reflexos quando estimulado, mas dificilmente voltará a ter consciência. Pela medicina, esse é o diagnóstico. Agora resta à família e aos amigos rezar”, destacou.

Apesar dos problemas neurológicos, o quadro clínico de Edu Matos se mantém instável. Há pouco mais de 10 dias ele respira sem ajuda de aparelhos e, nos últimos dias, teve a infecção respiratória controlada. Assim, o jogador deixou a UTI coronariana e se transferiu para a enfermaria do Procape, ontem. Com isso, a família tem a intenção de transferir o jogador para um hospital em Sergipe, Estado natal de Edu Matos.

A ideia é bem aceita pela equipe médica que vem tratando do jogador. “Hoje, o risco de morte dele é bem menor devido ao quadro clínico que se mantém estável há alguns dias. A transferência para Sergipe é possível e positiva. O contato com a família é fundamental nesse momento. É nisso a que nos apegamos para, quem sabe, uma melhora neurológica”, destacou Gildo Ribeiro.

De fato, apesar dos problemas enfrentados, a família Matos não perde a fé. Ontem, o pai do jogador, José Carlos e o irmão, Carlos Eduardo, retornaram para Sergipe. A mãe, Acássia Maria permaneceu com o filho na enfermaria do Procape. E apesar de tudo fez questão de se mostrar otimista.

“Infelizmente, ele teve essa lesão no cérebro, mas estou muito feliz por poder ficar ao lado do meu filho 24 horas agora. Tenho certeza de que Edu vai ficar bem. Converso com ele, e ele fica me olhando o dia todo. Só nos resta pedir muito a Deus”, disse.

Edu Matos sofreu a primeira das sete paradas cardíacas durante o jogo contra o Porto, no Lacerdão, em Caruaru, pela 5ª rodada do Campeonato Pernambucano. O zagueiro tem contrato até maio com o Araripina. O clube, no entanto, já encaminhou o contrato do jogador para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nenhum comentário: