sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Temporada começa amanhã para Keila


Saltadora competirá, nos próximos dias, na Alemanha, Grã-Bretanha e Catar

Vai começar a temporada para Keila Costa. Amanhã, a saltadora do Estado vai entrar nas pistas para disputar as provas do salto em distância na cidade de Leipzig, na Alemanha. No próximo dia 20, ela saltará em Birmingham, na Grã-Bretanha. Esses dois compromissos, uma espécie de mini pré-temporada, vão servir de treinamento para a atleta, que, entre os dias 12 e 14 de março, competirá no principal torneio de atletismo do ano: o Campeonato Mundial Indoor, sediado em Doha, capital do Catar. Outro pernambucano, Jessé Farias de Lima, do salto em altura, também está garantido no certame das terras árabes. Além deles, mais nove brasileiros de alto rendimento participarão da competição. Este vai ser o primeiro evento do ano no calendário da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo, em inglês).

Keila Costa, apesar de não ter obtido resultados nada satisfatórios em 2009, está otimista para a competição do Oriente Médio. “Vou brigar por medalhas. Espero treinar bem na Europa (em Leipzig e Birmingham) para poder chegar em alto nível no Catar”, afirmou. Ainda sem clube, a atleta conta com alguns patrocínios e com uma ajuda de custo do Exército Brasileiro, em que ela presta serviço de sargento temporário. Companheira da pernambucana no salto em distância, Maurren Higa Maggi, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim - em 2008, está fora do Mundial Indoor. Recuperando-se de uma cirurgia no joelho, feita no final do ano passado, a atleta, treinada pelo técnico Nélio Moura (o mesmo de Keila Costa), ficará de repouso. Há dois anos, no último Mundial, em Valência, na Espanha, ela terminou com a prata.

DOPING

Será realizado no dia 1º de março, na sede da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), em Manaus/AM, o julgamento dos atletas e treinadores da Rede Atletismo, de Bragança Paulista, que, no ano passado, acabaram se envolvendo no maior escândalo de doping da história da modalidade no País. Os técnicos Inaldo Justino, Jayme Netto Júnior e os competidores Rodrigo Bargas e Evelyn dos Santos irão para o banco de réus. Após o escândalo, vários integrantes acabaram sendo demitidos da equipe bragantina, que resolveu não investir mais de forma maciça em atletas de elite. Keila Costa e Maurren Maggi foram algumas das dispensadas. Jessé Farias de Lima, porém, continua defendendo a agremiação.

Nenhum comentário: