quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Para não repetir erros do passado

Eliminado na primeira fase, nos últimos três anos, Santa Cruz quer mudar história


Tentando deixar o passado de lado e focar somente no presente, o Santa Cruz dará início, esta noite, a sua participação na Copa do Brasil 2010. Diferente das três últimas edições, quando terminou eliminado logo na primeira fase do torneio, por equipes que não possuem prestígio nacionalmente, o Mais Querido entra com o principal objetivo de conseguir superar o América/AM, mesmo que seja necessário o confronto de volta, no Arruda. O primeiro duelo entre os dois clubes acontece às 22h, no estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, em Manaus.

A primeira das três decepções aconteceu em 2007. Diante do Ulbra/RO, a Cobra Coral foi derrotada em duas oportunidades. No jogo de ida, vitória do Corujão por 2x0. Na volta, no Arruda, mais um revés dos donos da casa: 2x1 para os visitantes. Na temporada seguinte, outra eliminação para uma equipe da região Norte, desta vez para o Fast Club/AM. Na primeira partida, dominada pela equipe de Manaus, os tricolores perderam por 3x1. O placar foi elástico demais, tanto que ao enfrentar o Rolo Compressor, na Ilha do Retiro (o Arruda estava interditado), o Santa Cruz venceu por 1x0, resultado que o desclassificou.


No ano passado, a eliminação precoce teve até direito a barraco. Após perder por 2x1 para o Americano, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, o Santa Cruz parecia que conseguiria reverter a situação. Logo nos primeiros 45 minutos, o Mais Querido fez 2x0. Mas na segunda etapa, o time sofreu a virada. Depois de sofrer um gol, o então técnico tricolor Márcio Bittencourt se envolveu em uma confusão com o quarto árbitro e foi expulso. O tumulto abalou os tricolores, que terminaram a partida derrotados por 4x2.


Mesmo ressabiado por conta das últimas participações no torneio, o técnico Dado Cavalcanti espera que, este ano, seja diferente dos anteriores e admitiu que o Santa Cruz é favorito no confronto. “Acredito que com trabalho e competência temos tudo para vencer e até mesmo classificar já na primeira partida, só não podemos cair no erro de menosprezar a equipe do América. A obrigação é nossa de vencer. Temos que encarar e assimilar essa responsabilidade”.


“Para nós, é uma competição muito importante, onde podemos aparecer nacionalmente. A distância entre Recife e Manaus é grande, fica complicado saber informações sobre o adversário, mas tem disso no futebol. Nós queremos ir longe na competição, vamos entrar focados e, se Deus quiser, vamos sair com uma vitória”, disse o meia Élvis. Mesmo querendo manter a base do time que vem jogando o Estadual, Dado Cavalcanti pode optar pela entrada de Marcos Mendes no lugar de Jefferson.


América/AM: Alcimar; Alberone, Fofão e Amaral; Marquinhos Belém, Batista, Luiz Carlos Trindade, William e Emerson Fiti; Ivan e Djalma. Técnico: Sérgio Duarte


Santa Cruz: Baggio; Gilberto Matuto, Leandro Cardoso, Alysson e Jefferson (Marcos Mendes); Goiano, Léo, Jackson e Élvis; Joelson e André Leonel. Técnico: Dado Cavalcanti


Local: estádio Vivaldo Lima (Manaus)

Horário: 22h


Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão/GO

Assistentes: Márcio Soares Maciel/GO e Edson Antônio de Souza

Nenhum comentário: