quarta-feira, fevereiro 24, 2010

O campeão voltou

Após o título da Copa do Brasil de 2008, Sport estreia contra o Brasília, tentando reerguer a imagem do clube após 2009


Em 2009, o passeio foi pela América. A honrosa participação na Libertadores ficou na memória da torcida rubro-negra. O caminho até lá, todos sabem, é dos mais difíceis. Tanto que a espera do Sport para voltar à maior competição do continente durou "apenas" 21 anos. Hoje à noite, o recomeço.



Ainda não confirmado por Givanildo, Daniel é um dos remanescentes, ao lado de Magrão e Dutra, do título do Sport da Copa do Brasil de 2008.
Após aquele épico final em 11 de junho de 2008, quando o Leão superou o Corinthians e conquistou a Copa do Brasil, o time da Ilha retorna ao mata-mata nacional. Com o status de campeão. Algo que o acompanhará para sempre, com o respeito dos rivais. Meta que, independentemente do nível técnico da equipe (que atualmente deixa a desejar), passará a ser uma exigência da torcida.


Ilha lotada, grandes jogos, pressão, adversários de tradição. Esse contexto costuma ficar claro nas fases finais da Copa do Brasil. Antes, a viagem ao desconhecido, nas primeiras chaves. De cara, o Brasília, às 21h50, no estádio Serejão, em Taguatinga. Mas não seria "Brasiliense"? Não, é o Brasília mesmo, atual vice-campeão do Distrito Federal. Tradicional até os anos 80 (ganhou oito estaduais entre 1976 e 1987), o clube praticamente sumiu do mapa, ainda mais com a crise no futebol candango, longe do foco de investimentos do futebol do país.


Assim, nada mais lógico do que reaparecer justamente na Copa do Brasil, no papel de uma surpresa, ainda mais contra um clube que há menos de dois anos estava no auge desta disputa. Para evitar qualquer tipo de surpresa, o Sport encara a competição nacional como um projeto para reerguer a imagem do clube, jogada no lixo com a vexatória lanterna na última Série A. Se o bicampeonato ainda parece uma miragem diante dos olhos da torcida, uma campanha decente poderá ajudar a recolar o Sport no caminho das vitórias, antecedendo o maior objetivo da temporada, que é o acesso à elite.


Com Givanildo Oliveira no comando, o Rubro-negro tenta consolidar o bom retrospecto na Copa do Brasil. Em 15 participações, o clube ganhou um título (2008), foi vice-campeão (1989) e ainda chegou outrasduas vezes na semifinal (1992 e 2003). A liderença isolada no Pernambucano após o fim do primeiro turno ainda não convenceu a torcida sobre um bom desempenho no restante do ano. Mesmo invicto, o time carece de consistência, vigor físico. São seis vitórias e cinco empates até agora (três deles nas últimas rodadas). A formação 3-5-2 já começa a ser contestada. Tanto que o time poderá atuar pela primeira vez na temporada no 4-4-2. Mais ofensivo? Talvez. De qualquer forma, a missão é tentar vencer por dois gols de diferença e eliminar o jogo de volta. Assim, o Sport ganharia uma folguinha no apertado calendário local, a maior queixa de Givanildo. Mas se não conseguir, certamente o time irá ouvir o seguinte grito no jogo de volta: "Oooo, o campeão voltou, o campeão voltou#". De fato.


Brasília

Roger; Bruno, Luis Henrique, Leandro Falcão e Magrão; Fágner, Kabila, Felipe e Fernandinho; Gauchinho e Vinicius (Marques). Técnico: Humberto Ramos

Sport

Magrão; Julio Cesar, Dirley, Montoya e Dutra; Daniel Paulista (Tobi), Ze Antonio, Eduardo Ramos e Juninho Silva; Ciro e Dairo. Técnico: Givanildo Oliveira

Local: Serejão (Taguatinga/DF). Horário: 21h50. Árbitro: Marcelo Alves dos Santos (MT). Assistentes: Fábio Rodrigo (MT) e Joadir Leite (MT)


Ficha técnica

Brasília Futebol Clube

Cidade: Brasília (Distrito Federal)
Fundação: 2 de junho de 1975
Cores: vermelho e branco
Mascote: Calango
Título: Campeonato Brasiliense (1976, 77, 78, 80, 82, 83, 84 e 87)
Participação na Copa do Brasil: estreia na competição
Como conquistou a vaga: atual vice-campeão distrital
Ranking da CBF: 118º, com 59 pontos
Destaque: Gauchinho (atacante)


A rodada

Corinthians-AL x Vitória
ASA x Nacional-AM
Luverdense x Coritiba
São Mateus x Remo
Araguaína x Guarani
São José-AP x América-RN
Uberaba x Londrina-PR
Ituiutaba x Goiás
Chapecoense x Brasiliense-DF
Juventus-AC x Atlético-MG
Picos x Ceará
Confiança-SE x Fluminense
Naviraiense x Santos
Ypiranga-RS x Avaí
Atlético Roraima x Portuguesa

Nenhum comentário: