terça-feira, fevereiro 23, 2010

Hora de sonhar novamente

Copa do Brasil // Ainda com as recentes lembranças de 2008, quando o Sport levantou o troféu de campeão, clubes do estado iniciam disputa amanhã. Todos longe dos seus estádios


A Copa do Brasil nunca foi uma prioridade para os clubes pernambucanos. Nem mesmo quando o Sport sagrou-se campeão em 2008 da competição. Na época, o Leão passou a dar mais valor a disputa depois que chegou às quartas de final. Porém, hoje, o torneio é visto de forma diferente.

Eduardo Ramos vê na sala de troféus o símbolo da conquista do Sport contra o Corinthians, seu clube na disputa da competição em 2008.
O título conquistado pelos rubro-negros acendeu a esperança e a cobiça nos rivais locais. Santa Cruz e Náutico também sonham, agora com mais ênfase, em disputar a Taça Libertadores da América e o Sport, que chegou lá recentemente, quer voltar para consagrar seu nome no torneio continental.


É claro que a realidade para tricolores e alvirrubros é bem mais dura e cruel que para os leoninos, que já sentiram o doce gosto do título. A largada para o trio pernambucano será amanhã, apesar da competição já ter iniciado no último dia 10. Santa Cruz, Náutico e Sport jogam longe do Recife. Os tricolores vão até o Amazonas onde encaram o América, no estádio Vivaldão, em Manaus. Os alvirrubros se deslocam para o Moto Grosso do Sul para jogar contrao Ivinhema, no estádio Saraivão. Já os rubro-negros terão uma viagem mais rápida e tranquila. Enfrentam o Brasília, no estádio Bezerrão, na cidade satélite de Gama, no Distrito Federal.


Os três clubes pernambucanos têm a possibilidade de evitar o jogo da volta com os seus adversários. Para isso, é só vencer seus confrontos amanhã com dois ou mais gols de diferença. Se isso acontecer Santa, Náutico e Sport ganham mais tempo para se preparar dentro do Campeonato Pernambucano.


O Leão foi quem chegou mais longe na Copa do Brasil. Os torcedores rubro-negros fizeram a festa e o clube história ao vencer o Corinthians (2 x 0), na Ilha do Retiro, em 11 de junho de 2008. A melhor colocação do Náutico no torneio foi um 5º lugar, em 2007. Já os tricolores vem colecionando decepções e humilhações na competição. Nas três últimas edições, a Cobra Coral não conseguiu passar da primeira fase. O Santa Cruz foi desclassificado pelo Américano-RJ (2009), Fast Clube/AM (2008) e Ulbra-RO (2007).


Brasileirão - A Copa do Brasil éconsiderada o campeonato nacional mais democrático. A competição tem representantes de todos os 26 estados nacionais e ainda o Distrito Federal. São 64 clubes em um dos maiores torneios do mundo. A competição chega a sua 22ª edição e terá uma duração de seis meses (sem contar a paralisação para a Copa do Mundo). O torneio surgiu em 1989 para acalmar um pouco os ânimos das federações estaduais que reclamavam da elitização do futebol brasileiro.


De lá para cá, a competição vem se firmando, principalmente, por dar uma vaga na Libertadores da América. A escolha dos 64 clubes vem através de dois critérios. Dez times entram pelo ranking da CBF (o Santa Cruz conquistou sua vaga desta maneira) e os outros 54 participantes saem dos campeonatos estaduais ou torneios regionais. Atlético-MG e Vitória-BA foram os clubes que mais disputaram a competição (19 vezes cada).

Nenhum comentário: