terça-feira, fevereiro 23, 2010

Gallo coloca o Náutico no ataque

Hélton Luiz (foto), que trabalhou com Alexandre Gallo no ano passado, será o “cérebro” do meio-campo alvirrubro

Em seu primeiro treino tático no clube, técnico montou o time no esquema 4-3-3


Segunda-feira, período da manhã. Primeiro treinamento tático de Alexandre Gallo com o grupo do Náutico. Com uma visão mais apimentada, o trabalho de ontem poderia ser classificado como “Revolução Tática nos Aflitos”. O novo comandante alvirrubro fechou o último treino na capital pernambucana antes da viagem para o Mato Grosso do Sul, onde enfrenta o Ivinhema, no primeiro confronto na Copa do Brasil, escalando a equipe no 4-3-3. Carlinhos Bala, Philip e Geílson - este mais centralizado - vão formar o ataque. Confirma-se assim a tese de que Gallo é um treinador que, na medida do possível, busca sempre criar tendências ofensivas nos times em que trabalha.

Algumas peças foram trocadas, enquanto outras foram reposicionadas. Os laterais escalados por Leivinha contra o Sport, Márcio Tinga e Altemar, foram mantidos, e o sistema defensivo sofreu sua primeira alteração com a entrada de Ediglê, que faz a sua estreia vestindo a camisa vermelha e branca, formando uma dupla experiente com Vinícius. No meio-campo, a dupla de caçadores Hamilton e Derley seguram a onda para que Hélton Luiz, que trabalhou com Gallo durante meia temporada no Bahia, no ano passado, fique encarregado de dar criatividade ao setor. Carlinhos Bala pode até prestar alguns serviços mais recuado, no entanto sua posição é mesmo atacante. “É 4-4-3 mesmo”, garantiu Alexandre Gallo.


O treinador do Timbu comentou a sua visão tática. “Temos que trabalhar de acordo com o material humano. Não adianta só saber montar a equipe em um único esquema, sem ter peças para exercer determinadas funções. Temos que buscar uma maneira consistente de jogar no setor ofensivo, algo que seja uma característica da equipe. No setor defensivo é que temos que buscar sempre nos adaptar aos adversários”, declarou ele, para depois exemplificar. “Digamos que o Náutico fosse jogar com o Flamengo. Não poderíamos abrir mão das características ofensivas. Mas o time teria que fechar muito bem os lados do campo, pois com Juan e Leonardo Moura atacando ao mesmo tempo, o perigo é constante”.


“Não temos compromisso com o erro, só com o acerto. O que vamos fazer é uma análise do desempenho com essa formação nesse primeiro jogo”, acrescentou o treinador alvirrubro. O meia Hélton Luiz, que conta com a confiança de Alexandre Gallo, comentou as possibilidades que foram abertas com a chegada do novo técnico. “Conheço o trabalho dele desde os tempos de Bahia. É um treinador que gosta que a equipe jogue futebol. Temos que seguir com atenção as orientações dele, para que nosso esquema funcione da melhor maneira possível”, destacou o jogador do Náutico.


A delegação alvirrubra já seguiu para o Mato Grosso do Sul. Hoje, a equipe treina na capital Campo Grande e, depois, segue para a cidade de Dourados. Para Ivinhema, os alvirrubros só seguem no dia do jogo, que começa às 21h.

Nenhum comentário: