terça-feira, fevereiro 09, 2010

Estadual vê queda de público na semana pré-carnavalesca

Transmissão de jogos na TV também tira público dos estádios

Foto: Robert Fabisack

Arruda, assim como a Ilha do Retiro, recebeu seu menor público no certame

Os públicos dos jogos de Sport, Náutico e Santa Cruz têm sido motivo de muitos comentários entre os leitores do Blog do Torcedor. Não se trata de uma preocupação importante, mas tem justificativa. Afinal, torcedor não quer perder em nada para o rival, nem na lotação do estádio.


À parte essa discussão, os baixos públicos dos jogos da oitava rodada ratificam uma tendência que já é dada como certa: a de que, no Recife, a semana pré-carnavalesca tem queda brusca na lotação dos estádios. Os três grandes times da capital atuaram em casa neste fim de semana, e os dois primeiros tiveram reduções significativas.


A queda mais brusca foi a do Santa Cruz, que jogou no Arruda neste domingo — dia das Virgens de Olinda e de trocentas outras troças — contra o Ypiranga com um público de 8.916 pessoas, 66,65% a menos que a média (26733). Se excluírmos da contagem o Clássico das Multidões, que, por sua dimensão, levou 41.189 ao estádio coral, esse percentual cai para 54,29% — ainda relevante. O fator televisionamento também influenciou para a diminuição do público (voltaremos a falar sobre isso mais adiante).


Foto: Marcos Michael/JC Imagem

O Sport, que até a sétima rodada tinha uma média de 19.007 pessoas na Ilha do Retiro, teve apenas 12.632 na partida contra a Cabense, neste sábado, dia de blocos como o Cabeça de Touro, que arrastou multidão no Engenho do Meio, e o Acorda para Tomar Gagau e Chucalho do Neno. Uma queda de 33,54%. Tanto para o Sport, como para o Santa Cruz, estes foram os jogos de menor público até agora.


Foto: Alexandre Severo/Imagem

O único que teve um público acima da média foi o Náutico, contra o Vitória — e, mesmo assim, apenas 2,14% maior. O Aflitos, que recebia 11.487 pessoas por jogo, teve um acréscimo para 11.733 no domingo. Apenas 246 pessoas a mais. A melhora, todavia, pode ser justificada mais pelo momento do time, que, depois de um começo ruim, jogaria em busca da quinta vitória consecutiva — que veio a conseguir.


Se o público já caiu na semana pré, imaginem durante o Carnaval. Essas constatações mostram que, além de ser inviável haver jogos no Recife durante o Carnaval, poderia-se começar a pensar em tirar jogos também no fim de semana anterior. Claro que isso só seria possível com um campeonato com menos jogos, e não inchado como este, que, por ter desnecessariamente 12 times, possui 22 rodadas apenas na fase de classificação. Aliás, este é um outro problema — mais urgente até.


TELEVISIONAMENTO

Em meio essas análises, porém, é preciso observar um fator devido ao qual muitos torcedores deixam de ir a campo. As partidas dos times do Recife em seus próprios estádios que foram televisionadas foram as de menor público no ranking de cada um deles. Até agora, só houve dois jogos nessas circunstâncias. Santa e Ypirganga (8.916), neste domingo, e Náutico x Sete de Setembro (8.066), pela quarta rodada. Estes provavelmente continuarão como os piores públicos dos dois times até o fim do Estadual.


A apuração dos dados foi feita em parceria com o Blog dos Números

Nenhum comentário: