quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Edu Matos, que teve sete paradas cardíacas, melhora e pode deixar UTI

Após quase um mês de angustia, familiares e amigos de Edu Matos finalmente têm o que comemorar. O jogador, que teve sete paradas cardíacas no dia 27 de janeiro (a primeira delas ainda em campo, na partida contra o Porto), apresentou sensível melhora nos últimos dias e deve deixar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) muito em breve .

- Ele está há três dias respirando sem aparelhos e o quadro cardiológico dele é estável. A pressão está sob controle e a função renal também está normal. Atualmente, Edu se encontra no que chamamos de coma vigil, superficial. Ele tem reflexos e localiza a dor, mas não acorda e não fala. Já estou pensando em tirá-lo da UTI para que ele fique menos exposto a outras infecções – explica o Dr. José Gildo Monteiro, responsável pela unidade coronariana do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape).

Contudo, a luta do jogador ainda está no início. Uma das consequências das sete paradas cardíacas foi um edema cerebral, que é o motivo pelo qual o jogador ainda está em coma. Só nos próximos dias os médicos saberão até que ponto isso poderá prejudicar a recuperação total do zagueiro.

- Ele chegou aqui com um edema cerebral grande, mas na última tomografia constatamos que diminuiu muito. Nos próximos dias, vamos fazer outra tomografia e também uma ressonância. Aí teremos como saber se ele vai ficar com sequelas. O risco de morte diminuiu muito e está bem controlado. É um paciente que exige muitos cuidados e um acompanhamento de perto – diz o Dr. José Gildo Monteiro.

Os pais do jogador, que moram em Sergipe, assim como seu irmão, estão em Recife acompanhando toda a recuperação de Edu. Sua noiva, com quem está de casamento marcado para maio, segue em casa, mas recebe notícias todos os dias (assista ao momento em que o jogador desmaiou em campo,vídeo abaixo).


Nenhum comentário: