domingo, fevereiro 21, 2010

Desidratação causa sérias consequências

Mesmo em se tratando de atletas, atuar sob um forte sol pode causar consequências sérias. O calor acima do normal, aliado ao esforço físico exigido por uma partida de futebol, provoca uma desidratação também maior. A perda excessiva de líquido, por sua vez, pode ocasionar náuseas, vômitos, dor de cabeça, sudorese intensiva, escurecimento de vista e, em casos mais extremos, até desmaios, geralmente, provocados por uma queda brusca de pressão.

Além dos efeitos à saúde, o desempenho dos jogadores fica comprometido devido à desidratação. Quando o nível de perda de líquido no corpo ultrapassa os 2% do total de peso, há uma queda de até 20% no rendimento da atividade física. Quando esse nível fica entre 4% e 5%, a desidratação é considerada severa, ocasionando até o risco de morte. “O sol forte causa um prejuízo enorme. Estudos já comprovaram que o rendimento cai, ou seja, não há aquela correria, e quem acaba perdendo é o espetáculo, sem falar nos demais sintomas”, explicou o fisiologista do Sport, Inaldo Freire.

Segundo Inaldo, no caso dos juniores, que estavam atuando às 13h30, a faixa de idade dos jogadores da categoria, entre 17 e 20 anos, é o que estava salvando-os de sofrer com problemas mais sérios. “Só não aconteceu nada mais grave por conta da faixa de idade deles”, afirmou o fisiologista, apontando que a temperatura de 26 graus, com 40% a 60% de umidade no ar, é a considerada ideal para a prática esportiva. “Nessas condições, estudos indicam que o atleta tem o máximo de rendimento possível.”

Nenhum comentário: