segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Clubes estão frevando no gramado

Durante Folia do Momo, Náutico, Santa Cruz e Sport estão trabalhando todos os dias

Em tempo de Carnaval, quase todo mundo ganha como opção para aproveitar a folia momesca três alternativas: brincar, descansar ou até mesmo fazer as duas coisas. “Quase”, porque para os jogadores de Náutico, Santa Cruz e Sport essas opções se revertem para “trabalhar, trabalhar e trabalhar mais um bocadinho”. Sem tempo de realizar uma pré-temporada decente, por conta do calendário apertadíssimo do futebol estadual, os três grandes da Capital estão trabalhando todos os dias de folia, não sobrando tempo para diversão. A intenção das equipes é não descuidar a parte física e técnica, porque a bola já volta a rolar pelo Campeonato Pernambucano em plena Quarta-Feira de Cinzas.

Conseguindo passar as comemorações carnavalescas no topo da tabela, com 21 pontos ganhos, o Sport treina apenas pela manhã em todos os quatro dias de folia. De acordo com o preparador físico leonino, Wellington Vero, esse período de Carnaval é “ingrato” mesmo para os jogadores de futebol e comissão técnica, porém, é um “sacrifício” que vale a pena. “Todo mundo gosta de brincar Carnaval, inclusive eu. Mas nosso foco é a conquista do penta estadual e, por isso, não podemos parar. Primeiro porque temos jogo já na quarta-feira; segundo, pelo fato de não termos tempo para fazer uma pré-temporada boa, e precisarmos correr atrás do prejuízo no quesito preparação física dos jogadores”, explicou Vero.

Na caçada ao líder, o Náutico não deixou por menos, convocando o elenco alvirrubro para o trabalho em todos os dias da Folia de Momo. Apesar de ainda apresentar deficiências técnicas e táticas, a comissão técnica decidiu dar prioridade ao trabalho físico. “Houve uma reunião para definir a programação, e boa parte desse tempo será dedicado para a preparação física. Não houve tempo suficiente para que todos os jogadores atingissem um bom nível físico, por isso temos que fazer essa recuperação”, explicou o preparador físico Márcio Correa, um dos responsáveis pela programação do Náutico, mas que acabou se desligando do clube na sexta-feira.

A organização do Náutico, porém, não é inflexível. Alguns atletas podem ganhar um dia sem atividade no clube, dependendo da sua condição. “A análise está sendo feita de uma forma individual, de jogador para jogador. Alguns que estão em uma condição mais avançada podem ganhar uma folga”, disse o técnico Guilherme Macuglia. “É um tempo precioso que nós temos. Infelizmente, o calendário não nos dá descanso, temos que aproveitar o período para trabalhar”, completou.

Em pior situação entre os três clubes da Capital na tabela de classificação, o Santa Cruz ocupa apenas a sexta colocação, com apenas 11 pontos, quatro a menos que a Cabense, último das quatro equipes que estariam classificadas para a segunda fase do Estadual. Por isso o técnico Dado Cavalcanti aproveitará o intervalo de uma semana entre os jogos do torneio para implantar com mais calma a sua filosofia de trabalho. Como assumiu o Mais Querido há apenas uma semana, o treinador vai trabalhar em todos os dias da Folia de Momo, com esta segunda-feira sendo em dois expedientes. Como jogará apenas na quinta-feira, diante do Araripina, o Tricolor do Arruda ganhou um dia a mais de preparação. Nesse período, haverá um trabalho específico para a montagem do esquema tático e da equipe que Dado acha ideal. Já os atletas que estiverem com problemas físicos terão tempo suficiente para se recuperarem.

Nenhum comentário: