quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Ana Karina espera chance de apitar

Árbitra, que vai participar do Mundial Sub-20, não tem oportunidade em Pernambuco

Árbitra oficial da Fifa desde 2008, a pernambucana Ana Karina tem se estabelecido enquanto profissional de arbitragem a cada campeonato que é convocada. Ainda hoje, possivelmente na madrugada, embarca para a Colômbia, onde irá compor o quadro do Campeonato Mundial Sub-20 de Futebol Feminino, marcado para iniciar no próximo dia 3 de março. É uma competição importante, que conta, e muito, para o seu currículo. Do Brasil, somente quatro foram convocadas - a carioca Simone, a cearense Eveline, e Francielle, de Minas Gerais. Porém, a experiência em competições internacionais não garantem à musa da arbitragem pernambucana um espaço no quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, principalmente, da Federação Pernambucana (FPF).

“Lógico que desejo arbitrar uma partida da primeira divisão aqui em Pernambuco. Isso seria ótimo. Graças a Deus, eu venho correndo atrás. E meu trabalho vem sendo reconhecido a cada dia com o meu esforço. Estou me aperfeiçoando, fazendo cursos, internacionais até. Busco sempre minha melhora. Estou na expectativa, aguardando o meu momento chegar e a oportunidade aparecer com tranquilidade, na hora que tiver que ser”, disse ela, que, até então, além de muitas competições internacionais femininas, já apitou jogos da Copa Pernambuco e da segunda divisão do Estadual.

Com o quadro da arbitragem estadual reduzido, devido aos recentes problemas no Campeonato Pernambucano, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Chico Domingos, demonstrou simpatia em ter Ana Karina no quadro dos árbitros profissionais local. Mas, segundo ele, para isso, ela terá que passar no mesmo teste físico pelo qual são submetidos os árbitros masculinos.

A prova de fogo está marcada para os dias 15 e 16 de março, quando chegarão dois juízes internacionais da Fifa para aplicar uma reciclagem e capacitação nos profissionais do Estado. “Ana Karina é de fato árbitra internacional da Fifa. Mas o teste que ela fez foi na categoria feminina. Queremos lançá-la no momento certo, onde ela possa arbitrar e permanecer arbitrando com competência inquestionável. Não vamos jogar ela na jaula dos leões sem termos a certeza absoluta que ela irá dar conta do recado. Isso pode estragar a carreira da menina”, falou. “Se ela passar neste teste, eu mesmo vou até Sérgio Correia - presidente da Comissão Nacional de Arbitragem - declarar que, aí sim, ela está extremamente capacitada a pegar qualquer bomba”, completou.

Nenhum comentário: