quinta-feira, dezembro 31, 2009

Gigantes da América

Ranking da ConmebolDepois de quase 4 anos, a Conmebol finalmente atualizou o seu ranking de clubes, no penúltimo dia de 2009.


Para se ter uma ideia, basta dizer que ainda não haviam sido contabilizados os pontos do Internacional pelos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes. Conquistados em 2006…


Na primeira posição, nada de novidade. O São Paulo manteve a liderança, com folga, com 798 pontos. O ranking contabiliza pontos por partidas disputadas nos mais distintos torneios, além dos títulos internacionais.


Por isso, a distância dos clubes brasileiros, atrás de outros países menos tradicionais. O Colo Colo é o maior do Chile, com 613 pontos. O time, porém, jogou a Libertadores 27 vezes e venceu apenas 1, em 1991. Em 14 participações, o São Paulo foi tricampeão…


Veja a pontuação das 16 competições reconhecidas pela Conmebol AQUI. Acima, o ranking da Conmebol, com a pontuação máxima e os pontos somados na Libertadores, na segunda coluna do gráfico.


Veja o ranking completo AQUI.


Entre os Pernambucanos, o Sport somou 16 pontos em 2009 e empatou com o Bahia. Os 2 times somaram os seus 28 pontos apenas na Libertadores, que é o primeiro critério de desempate. Mesmo assim, a Conmebol colocou o Leão uma posição abaixo do Tricolor de Aço. O Náutico, que disputou a Libertadores de 1968, aparece entre os 25 primeiros, com 12 pontos. O Santa Cruz não aparece no ranking.

Nenhum comentário: