segunda-feira, dezembro 28, 2009

Arena Capibaribe deve ficar pronta em 2012, afirma presidente do Comitê Gestor


No dia 5 de fevereiro, Governo do Estado apresentará as propostas das quatro empresas que responderam ao processo de licitação

A construção da Arena Capibaribe, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, deve ficar pronta no início de 2012. Além das partidas da Copa do Mundo, o espaço também vai contar com atividades culturais e recreativas.



De acordo com o secretário-executivo do Comitê Gestor, Sílvio Bompastor (foto 1), o projeto prevê que depois do Mundial, a arena seja utilizada como escola teatro e cinema. No entanto, o principal uso será destinado às atividades esportivas desenvolvidas pelos pernambucanos. “Os três maiores times do Estado pediram um prazo para analisar o projeto, que prevê que o clube que jogue 30 partidas reserve pelo menos 20 para a arena. O Náutico e o Santa Cruz avaliaram positivamente o projeto, já o Sport pediu mais tempo para dar uma reposta”, explica Bompastor.

No dia 5 de fevereiro, o Governo do Estado apresentará as propostas das empresas que responderam ao processo de licitação, lançado no dia 21 de dezembro. “Estão concorrendo as empresas Certel, Multiconstrutoria e Odebrecht. O prazo agendado com a Fifa para entrega do projeto completo é 8 de março e o prazo para entrega da arena é 6 de janeiro de 2012”, explica Sílvio Bompastor.



O vencedor da licitação também ficará responsável pela construção da Cidade da Copa, infra-estrutura no entorno do estádio. A previsão é de que a construção esteja finalizada em 10 anos. Na Copa, estarão construídas cerca de duas at três mil unidades habitacionais.

O estádio terá 46 mil ligares com 100 mil vagas para estacionamento e será totalmente coberto com estrutura metálica. O campo terá quatro vestuários, conforme o exigido pela Fifa. Segundo Sílvio Bompastor, o investimento será de R$ 479 milhões, quase R$ 100 milhões a menos do que havia sido anunciado. “O governador retirou os impostos estaduais e municipais para a cosntrução da arena. Por isso o valor de investimento caiu”, explica.

Nenhum comentário: