segunda-feira, novembro 23, 2009

Só um milagre salva o Náutico


Timbu precisa ganhar os dois jogos e continuar rezando por tropeços dos rivais

A circunstância em que se deu a vitória de 3x2 diante do Corinthians, no último sábado, fez os alvirrubros ganharem mais do que esperança. O gol de pênalti de Aílton, quando tudo parecia perdido, deu a confiança necessária para o Náutico mostrar que ainda segue vivo na luta contra o rebaixamento. Mas o clima de otimismo durou pouco. Mais precisamente até os jogos de ontem completarem a 36ª rodada do Brasileirão. Numa virada incrível, o Botafogo, 16°, desbancou o poderoso São Paulo, por 3x2, no Engenhão, e chegou aos 44 pontos (e dez vitórias) - mesma pontuação dos paranaenses Atlético e Coritiba (ambos com 12 êxitos). Não bastasse a vitória dos alvinegros, o Sport, já rebaixado, não fez a sua parte ante o Fluminense, resultado que também complicou a vida do Timbu. A goleada por 3x0 deixou o Pó de Arroz vivo, em 17°, com 42. Para piorar o drama alvirrubro, Santo André, em 18°, também ganhou e chegou aos 38 pontos. Se ganhar de Santo André e Avaí, seus próximos adversários, o Náutico, atual vice-lanterna, só chegará aos mesmos 44 que hoje tem a Estrela Solitária, mas levará vantagem no número de vitórias (12x10). Ainda assim, precisará secar Flu e Ramalhão, que estão na sua frente. Ou seja, torcedores, só mesmo um verdadeiro milagre deixará o Timbu na Série A em 2010.

Mas apesar da missão (praticamente) impossível, o positivismo toma conta dos Aflitos. “A vitória do jeito que foi dá muito mais moral para os próximos dois jogos. O grupo tinha sentido muito a derrota para o Flamengo. Pensávamos que iríamos ganhar. Foi uma semana muito difícil. Fiz de tudo para levantar o astral desse grupo, e conseguimos nos recuperar”, afirmou o técnico Geninho, que, entretanto, segurou a empolgação. “Demos um passo importante, mas não dependemos apenas da gente. Só que o importante é fazermos a nossa parte nessa reta final”, acrescentou.

Diante do Corinthians, o

Náutico mostrou um poder superação surpreendente - o time saiu na frente do placar, sofreu a virada e, no final do jogo, assegurou a vitória. Essa vontade de buscar o placar, segundo Geninho, foi algo que pode ter faltado em alguns jogos decisivos. “Talvez tenha faltado um pouco dessa gana de ganhar em outras partidas. Em alguns momentos, o grupo pareceu não acreditar do que era capaz”, disse.

Uma das peças mais importantes da equipe, o goleiro Glédson, que fez importantes defesas, classificou o jogo como inesquecível. “Foi um jogo inesquecível. Conseguimos buscar uma vitória muito importante contra um time que tem Ronaldo Fenômeno”, afirmou. “Aumentamos a chama da esperança e vamos lutar até o fim. O grupo foi guerreiro”, acrescentou.

Quem esteve mais empolgado do que os jogadores e a comissão técnica foi o diretor de futebol Hélio Monteiro. “O importante é que nós continuamos com chances reais de se livrar do rebaixamento. O Náutico gosta de emoções. Acredito que será como no ano passado, quando a gente se livrou”, previu o cartola.

DESFALQUES

Para a próxima rodada, o Timbu tem duas ausências certas. Tratam-se do meia Aílton, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e do atacante Bruno Mineiro, que foi expulso.

“Contra o Náutico acontece cada coisa inadmissível. Se fosse ao contrário, ele não marcaria. Eu falei que tinha escorregado. Ele disse que viu, e então eu perguntei por que tinha me expulsado direto. Mas ele disse que se fosse do outro lado faria a mesma coisa. Mas Deus é justo, e a gente conseguiu sair com essa importante vitória”, afirmou o autor do primeiro gol da partida. Outro que também pode não jogar na próxima rodada é o zagueiro Asprilla. Ele acabou substituído durante o duelo com problemas na coxa.

Nenhum comentário: