sexta-feira, novembro 27, 2009

Quem dura mais?

Lori assinou com o Santa. Givanildo, com o Sport. Quais a chances deles saírem?

Essa semana, dois treinadores acertaram com dois grandes clubes da Capital Pernambucana: Givanildo Oliveira, com o Sport e Lori Sandri, com o Santa Cruz. Sem fazer qualquer tipo de 'cornetagem', o Pernambola vai na mesma linha de Golimar, o outro que posta aqui. Vamos arriscar e palpitar. Sabemos que a vida de treinador de futebol depende de resultados e que não temos bola de cristal. Mas mesmo assim, quem pode durar mais tempo no cargo? Vamos analisar o perfil de cada um e as missões que eles tem pela frente.

Givanildo Oliveira


Pontos contra - O treinador do Sport é conhecido por seu perfil exigente. O que pode ser considerado como um fator negativo é o fato de Givanildo - pelo menos para alguns "entendedores" - não se modernizou, ou seja, o futebol e suas táticas evoluíram com o tempo e o novo treinador do Sport às vezes parece ter parado nele. Algumas modificações no time e o estilo de jogo adotado para partidas específicas ainda são questionados, principalmente na sua última passagem no futebol pernambucano, em 2007, quando comandava o Santa Cruz.

Pontos a favor - Porém, Givanildo Oliveira é conhecido como o "rei dos acessos" e neste ano conquistou mais um, com o América-MG, no qual saiu da terceira divisão e levou o time à Segundona. Talvez esse tenha sido o principal motivo da sua contratação pela diretoria rubro-negra. Givanildo também era o treinador do Sport no acesso para a Primeira Divisão em 2006. Quanto ao critério de reforços, Givanildo parece ter melhorado. Hoje, Bruno Mineiro, que vem mostrando um bom futebol no Náutico na Série A, foi um dos destaques do América-MG na disputa da Série C.

O que tem que conquistar: A missão de Givanildo é complicada, mas dentre todas, acho que é a menos difícil. Se o Sport conseguir manter jogadores importantes, é claro. Até agora, só o contrato do lateral-esquerdo Dutra foi renovado e ele é nome certo para 2010, diferentemente do zagueiro Durval, que deve sair. O Leão, sob o comando de Givanildo tem a missão de conquistar o Penta Pernambucano e principalmente, voltar à Série A. Se houver um desmanche, Giva vai ter que trabalhar dobrado.


Até onde pode durar: Uma derrota em um Clássico pode ser o fim de Givanildo ou não, dependendo da situação. Mas é muito difícil Givanildo permanecer se o Sport não ganhar o Pernambucano. Se não ganhar e continuar, cinco rodadas sem vitória é morte certa para o treinador na Série B.


Lori Sandri


Pontos contra - A expectativa para saber o treinador de "renome" e de "Série A" que o Santa Cruz iria trazer era muito grande. Quando finalmente o presidente Fernando Bezerra Coelho anunciou seu nome, muitos ficaram de queixo caído. Não pela promessa ser cumprida e depois de terem cogitado PC Carpegiani ter vindo pro Arruda um treinador melhor. Mas pelo fato de o anunciado foi muito menos que o divulgado. Na minha opinião Sandri não é treinador de Primeira Divisão. Não que o Santa Cruz realmente precise de um treinador de primeira para sair da quarta. Mas só 5 títulos estaduais desde 83 não me impressionam. Na última vez que esteve na Primeirona, dirigindo o América-RN fez a pior campanha da era dos pontos corridos do Brasileirão e quando passou em Pernambuco para jogar contra o Sport, se envolveu em uma confusão e saiu de campo algemado.

Pontos a favor - Como já disse anteriormente, O Santa não precisa de um técnico de primeira divisão para sair da Série D. Sandri é experiente, e por esse fator pode dar certo no Arruda. O planejamento que o clube tem é muito bom e ainda tem o departamento de futebol nas mãos de um profissional gabaritado e remunerado (no caso Raimundo Queiroz) e que muitos clubes sonham em adotar esse sistema. Lori Sandri é trabalhador e extremamente profissional e os jogadores que estão no Arruda estão com sede de aprender e se esforçar. Os que devem chegar também devem manter essa mesma linha. A junção dos dois pode dar certo (com muita paciência).

O que tem a conquistar: O título do Campeonato Pernambucano não é algo a ser vislumbrado pelo Santa Cruz. Pelo fato grandeza sim, mas pela atual situação, não. Tem que manter os pés no chão. Garantir uma vaga na Série D já é um bom resultado. Agora,na Série D é subir ou subir. A obrigação aumentou.

Até onde pode durar: Uma não-classificação para a Série D pode custar o cargo de Lori Sandri. No Pernambucano acho muito difícil ele sair por qualquer outro resultado isolado. Uma desclassificação na Série D, com certeza terá um custo alto.

Nenhum comentário: