sábado, novembro 21, 2009

Náutico vira no fim, bate o Corinthians e ganha sobrevida no Brasileirão

Na partida que marcou a despedida do Corinthians do estádio do Pacembu na temporada 2009, a torcida alvinegra saiu frustrada. Com uma reação relâmpago nos minutos finais, o Náutico, com um homem a menos, venceu o Timão por 3 a 2, resultado que mantém o time vivo na luta para escapar do rebaixamento para a Série B.

Foi o quinto tropeço alvinegro no Pacaembu neste Campeonato Brasileiro. As outras derrotas foram para Internacional, Goiás, Cruzeiro e Atlético-PR.

Com a vitória, a décima na competição, o Náutico subiu uma posição na tabela, saindo da 19ª para a 18ª colocação. O time segue dependendo de duas vitórias e uma combinação de resultados nas rodadas finais para se salvar.

Os dois times voltarão a campo no próximo domingo. O Corinthians receberá a visita do Flamengo, em partida que será realizada no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Já o Náutico fará o duelo dos desesperados contra o Santo André, que também precisa de um milagre para se salvar do rebaixamento.

Corinthians começa bem

Mesmo com apenas três titulares em campo (Elias, Jorge Henrique e Ronaldo), o Corinthians tomou a iniciativa e partiu para cima quando a bola começou. O técnico Mano Menezes escalou o time no esquema 3-5-2, com Paulo André, Diego e Escudero na zaga e Marcelinho e Jorge Henrique nas alas. No ataque, Edno formou dupla com Ronaldo.

Logo aos dois minutos, Jorge Henrique disparou uma bomba por cima do gol de Gledson. Aos oito, Marcelinho fez belo passe para Boquita, que invadiu a área, cortou a marcação de Anderson Santana e, na hora do chute, foi travado pela marcação de Rudnei.

O Corinthians procurava jogar com velocidade para fugir da marcação pernambucana, que entrou com extrema cautela em campo. Aos 18, Ronaldo recebeu de Edu e bateu rasteiro de fora da área. Gledson fez firme defesa.

Náutico sai para o jogo

Com o passar do tempo, o Náutico, que jogava a sua sobrevivência na Série A, começou a sair para o jogo. Como Jorge Henrique subia muito para o ataque, Geninho, inteligente, colocou o lateral-direito Patrick para atacar nas costas do camisa 23. Aos 19, pela direita, Bruno Mineiro invadiu a área e bateu rasteiro. Rafael Santos espalmou e, na sobra, a zaga corintiana afastou o perigo.

Na metade final da primeira etapa, o Corinthians perdeu o ímpeto inicial e a já esperada falta de entrosamento começou a se refletir em campo com muitos passes errados. Edno, no ataque, não conseguia ganhar uma jogada. Marcelinho, que no começo da partida tinha liberdade para atacar pela direita, foi bloqueado e, com isso, o time sentiu. Tanto que só foi assustar novamente aos 33, em jogada individual de Jorge Henrique, que passou por dois marcadores e chutou por cima do gol.

Aos 38, aconteceu o que a galera alvinegra não esperava. Patrick, livre pela direita, recebeu de Aílton, passou como quis por Jorge Henrique, cortou Escudero e cruzou na cabeça de Bruno Mineiro, que testou no canto direito de Rafael Santos e saiu para o abraço. Foi o nono gol do camisa 9 do Timbu no Campeonato Brasileiro.

E o prejuízo alvinegro ainda poderia ser maior no primeiro tempo. Já nos descontos, o mesmo Bruno Mineiro recebeu passe açucarado de Aílton, invadiu a área e, cara a cara com o goleiro do Corinthians, chutou em cima de Rafael Santos.

Etapa complementar

O Corinthians voltou com uma modificação para o segundo tempo. Edu deixou o gramado para a entrada de Souza. Com três homens de frente, o Timão partiu para o abafa. E não precisou mais do que quatro minutos para deixar tudo igual no marcador. Jorge Henrique recebeu de Boquita e, pelo lado esquerdo, fez um cruzamento primoroso para Ronaldo que, de cabeça, testou no canto esquerdo de Gledson, que saltou, mas não alcançou a bola. O Pacaembu explodiu de alegria. Foi o 23º gol do Fenômeno com a camisa alvinegra.

E Ronaldo resolveu chamar a responsabilidade e, no lance seguinte, quase fez um golaço.Ele recebeu pelo meio, passou por dois marcadores, invadiu a área e, de pé esquerdo, bateu rasteiro, cruzado, no canto esquerdo de Gledson. A bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo.

Com a igualdade no marcador, o jogo passou a ser apenas do Corinthians, enquanto que o Náutico se defendia como podia. Aos 10, Ronaldo, em nova jogada individual, bateu rente a trave esquerda de Gledson. Quatro minutos depois, Edno disparou uma bomba de fora da área, no ângulo esquerdo do goleiro do Náutico, que voou e fez grande defesa. Aos 19, as coisas ficaram ainda mais complicadas para o Timbu, já que Bruno Mineiro foi expulso por jogada violenta em cima de Elias.

O gol corintiana era questão de tempo. E veio aos 26, em cobrança de falta ensaiada. Ronaldo ajeitou a bola e, enquanto todos esperavam o chute direto, ele só rolou para Elias que, de fora da área, bateu rasteiro, no canto esquerdo de Gledson. O camisa 7, que marcou o seu terceiro gol no Brasileirão, saiu correndo para agradecer ao Fenômeno.

E ainda cabia mais. Aos 29, Ronaldo avançou livre e ficou cara a cara com Gledson. Ao tentar encobrir o goleiro do Náutico, o atacante facilitou as coisas para o seu oponente, que fez a defesa.

Como quem não faz, toma, o preciosismo do Corinthians nas finalizações foi castigado com um gol de Carlinhos Bala, aos 40. Ele recebeu passe de Nílson e, de pé esquerdo, mandou no canto esquerdo de Rafael Santos. O Pacaembu se calou. Nos minutos finais, o Náutico assustou novamente: Michel cobrou falta e o goleiro alvinegro fez uma bela defesa.

Já nos descontos, a polêmica: Aílton avançou pelo meio e foi puxado por Escudero fora da área. Malandro, foi cair dentro. O juiz Alício Pena Júnior havia marcado falta, mas o auxiliar Marcus Vinícius Gomes correu para a linha de fundo, assinalando que havia sido pênalti. Na cobrança, o mesmo Aílton, com a tradicional paradinha, mandou no canto esquerdo de Rafael Santos e decretou a inesperada vitória do Timbu.

Ficha técnica:

CORINTHIANS 2 x 3 NÁUTICO
Rafael Santos; Paulo André, Diego e Escudero; Marcelinho (Dodô), Boquita, Elias, Edu (Souza) e Jorge Henrique; Edno (Jadson) e Ronaldo. Gledson; Patrick, Asprilla (Michel), Márcio e Anderson Santana (Anderson Lessa); Nilson, Ailton, Juliano (Vágner Silva) e Rudnei; Bruno Mineiro e Carlinhos Bala.
Técnico: Mano Menezes. Técnico: Geninho.
Gols: Bruno Mineiro, aos 38min do 1º tempo. Ronaldo, aos 4min, Elias, aos 26min, Carlinhos Bala, aos 40min e Aílton, aos 47min do 2º tempo
Cartões amarelos: Diego, Escudero e Ronaldo (Corinthians). Juliano e Aílton (Náutico). Cartão vermelho: Bruno Mineiro
Estádio: Pacaembu. Data: 21/11/2009. Árbitro: Alício Pena Júnior (MG). Auxiliares: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG). Renda e Público: R$ 472.438,50 / 14.154 pagantes

Nenhum comentário: