quinta-feira, outubro 29, 2009

Arbitragem erra, e Náutico perde


Timbu teve um gol anulado e foi derrotado graças a um pênalti mal marcado

Esbarrando na incompetência de seus atletas e, principalmente, nos erros do trio de arbitragem gaúcho, comandado pelo árbitro Leonardo Gaciba, o Náutico perdeu uma das mais importantes batalhas na guerra contra o rebaixamento, ontem, ao ser derrotado pelo Botafogo, por 1x0, no Engenhão. Na lista de reclamações por parte dos alvirrubros, um cartão amarelo quando o vermelho era para ter sido aplicado ao goleiro Jefferson, um impedimento mal marcado pelo assistente, que resultaria no gol de Tuta e na abertura do placar para os alvirrubros e, para finalizar a obra, o lance que acabou decidindo o jogo: um pênalti inexistente marcado por Gaciba, convertido por Juninho.

Com a derrota, o Timbu caiu uma posição, retornando ao 18º lugar, com 32 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Sport, caso vença o Coritiba hoje, na Ilha. Já os cariocas chegaram aos 35 pontos e conseguiram sair da zona de rebaixamento (16º).

Precisando dos três pontos para o mesmo propósito de espantar o fantasma do rebaixamento, as duas equipes começaram a partida buscando o gol. Melhor postado em campo, o Náutico chegava com mais perigo. Logo aos seis minutos, o lateral-direito Patrick fez bela jogada e chutou cruzado, mas Tuta e Carlinhos Bala não conseguiram completar.

Aos 19, o Timbu teve a sua melhor chance, no primeiro lance polêmico da partida. Carlinhos Bala recebeu lançamento de Michel, mas foi derrubado fora da área pelo arqueiro alvinegro, que era o último homem, porém, Leonardo Gaciba aplicou apenas o cartão amarelo no lance. Aos 37, Tuta recebeu em posição legal e balançou as redes. Mas o assistente assinalou impedimento. A melhor chance do Botafogo veio aos 41 minutos, após cruzamento rasteiro de Reinaldo, Jóbson, dentro da pequena área, atrapalhou-se na hora de finalizar.


Para o segundo tempo, o Botafogo voltou mais ligado na partida, precisando
apenas de dois minutos para assustar os alvirrubros, após chute de Alessandro para a grande defesa de Glédson. Aos 18, Carlinhos Bala entrou pela direita e chutou cruzado, Tuta escorou, mas a finalização foi nas mãos de Jefferson. Com o jogo bastante equilibrado, aos 27 minutos, o lance polêmico que definiu a partida. O lateral Diego entrou driblando na área e, no combate, Johnny acabou tirando o pé na hora do choque, mas o alvinegro fez uma bela cena, e Gaciba resolveu premiá-lo, marcando pênalti. Na cobrança, Juninho bateu firme no canto direito de Glédson e decretou o placar final.

RESULTADOS

Nos demais resultados de ontem pelo Brasileirão 2009: Atlético Paranaense 1x1 Santos; Grêmio 3x1 Avaí; Cruzeiro 3x2 Santo André; São Paulo 1x0 Inter; Barueri 2x0 Flamengo e Vitória 0x1 Corinthians.

Botafogo

Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Léo Silva (Renato), Jônatas e Reinaldo; Jobson (Rodrigo Dantas) e André Lima (Vitor Simões). Técnico: Estevam Soares

Náutico

Glédson; Vágner, Márcio e Fernando; Patrick, Johnny (Anderson Santana), Aílton, Irênio (Mariano Torres) e Michel; Carlinhos Bala e Tuta (Élton). Técnico: Geninho

Local: estádio Engenhão (Rio de Janeiro)

Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa/RS)

Assistentes: Paulo Ricardo Conceição e Marcelo Bertanha Barison (ambos do RS)

Gol: Juninho (aos 27 do 2°T)

Cartões amarelos: Jefferson, Reinaldo, Jônatas, Alessandro e Renato (Botafogo). Márcio, Vágner, Fernando, Johnny e Mariano Torres (Náutico)

Público: 6.127

Renda: R$ 90.760

Gaciba é eleito como vilão

Como não poderia ser diferente, o árbitro Leonardo Gaciba foi o principal alvo das reclamações dos alvirrubros, que consideraram o juiz “o melhor jogador em campo” pelo time do Botafogo. Um dos mais revoltados era o membro do colegiado alvirrubro, Hélio Monteiro, que disparou contra o gaúcho após a partida. “Não perdemos na bola, mas sim no apito. Foi uma atuação ridícula do Gaciba. Todos os lances decisivos eram dados contra o Náutico. É lamentável a qualidade da nossa arbitragem. Além dos árbitros serem mal qualificados, os times do Sul e Sudeste estão sendo beneficiados nesta reta final, e o Náutico, mais uma vez, prejudicado. É um absurdo”, declarou Monteiro.

Autor do gol que abriria o placar para os alvirrubros, o atacante Tuta foi mais comedido, porém, não aliviou para os árbitros nacionais. “Time carioca contra time do Nordeste, eles sempre apitam a favor dos cariocas. Sempre foi assim. Mas nós jogadores não temos que lamentar mais, precisamos focar o clássico contra o Sport”, comentou o veterano.

Nenhum comentário: