quinta-feira, maio 21, 2009

Pernambuco receberá jogos da Copa

O anúncio da Fifa de quais serão as 12 cidades subsedes para a Copa do Mundo do Brasil de 2014 só acontecerá no final do mês, no dia 31 de maio, mas o clima de “já ganhou” ficou mais evidente, ontem à tarde, após uma reunião entre o governador de Pernambuco e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apesar de ainda não poder se pronunciar oficialmente, o sorriso estampado no rosto de Eduardo Campos (PSB) já dizia tudo: o Estado vai ser realmente escolhido para aportar o maior espetáculo futebolístico do planeta.


E o motivo para tanta confiança partiu das próprias palavras de Ricardo Teixeira. “As chances do Estado são do tamanho do carinho que os pernambucanos têm com a Seleção”, disse o presidente da CBF, que lembrou três episódios que reforçam o seu discurso. “Primeiro, na Copa América de 89, quando, depois de um início ruim, fomos recebidos com flores e aplausos pelo torcedor pernambucano e demos início à conquista do título. Cinco anos depois, nas Eliminatórias da Copa de 94, o Brasil perdeu pela primeira vez para a Bolívia, por 2x0, em La Paz. No jogo seguinte, no Estádio do Arruda, goleamos por 6x0, com mais de 74 mil torcedores aplaudindo. E, por último, houve aquela festa maravilhosa que o povo fez nas ruas para receber a delegação tetracampeã do mundo. O Recife parou naquele dia para nos receber”, contou.


Teixeira ainda comunicou a Eduardo Campos que o projeto apresentado pelo Governo do Estado agradou em cheio ao comitê organizador da FIFA. “Além de todo o legado que será deixado para a população como casas, estradas e obras de urbanização, o fato da apresentação ter sido feita no próprio aeroporto também foi muito positivo”, revelou. O anúncio oficial será feito no próximo dia 31, às 15h30 (horário do Brasil).


Durante o encontro, o governador Eduardo Campos ainda fez uma revisão dos projetos de infraestrutura que serão realizados para erguer a Cidade da Copa como a duplicação da BR-408, a expansão da linha do metrô até a arena e o conjunto habitacional com nove mil moradias que deve ser incorporado ao projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. “Temos os projetos, várias empresas interessadas e todo o apoio do Governo do presidente Lula para realizar as obras”, disse Eduardo, que recebeu das mãos de Ricardo Teixeira uma camisa da Seleção autografada e uma miniatura da Taça FIFA.


O encontro também serviu para Teixeira reiterar que está tudo confirmado para o jogo da Seleção Brasileira no Recife, no estádio do Arruda, no próximo dia 10 de junho, contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Nenhum comentário: