terça-feira, maio 19, 2009

Pernambucanos têm início semelhante ao Brasileiro do ano passado


O desempenho dos dois representantes de Pernambuco neste início de Campeonato Brasileiro é bem parecido com o mesmo período na edição do ano passado. Assim como hoje, o Náutico começou muito bem e o Sport, na dívida com sua torcida. Atualmente, o timbu ocupa a terceira colocação, com quatro pontos, resultantes da vitória por 2x0 sobre o Cruzeiro e o empate com o Goiás, na estreia. Em 2008, o timbu fechou a segunda rodada no primeiro lugar, tornando-se a primeira equipe do Nordeste a liderar a competição nacional na era dos pontos corridos.


Os alvirrubros estavam com seis pontos, após vitórias diante de Goiás (em casa) e Fluminense (fora). O Cruzeiro também estava com cem por cento na época, mas perdia para o timbu nos gols marcados 3x4.


Por sua vez, o Sport está com o mesmo ponto da segunda rodada de 2008. Nos dois primeiros jogos foram uma derrota para o Botafogo, no Engenhão, por 2x0 e um empate por 0x0 com o Vitória. Ocupava a 17ª posição. Agora está em 16º graças ao empate por 1x1 com o Barueri no primeiro jogo. A única diferença entre as campanhas é um gol a mais pró-time de 2009.


COMPETIÇÃO – Nas estatísticas gerais, o Náutico aparece com destaque entre os ataques mais positivos, com cinco gols anotados. Perde apenas para o Goiás, que marcou seis vezes. Na questão disciplina, o timbu também é destaque, porém pelo lado negativo e ainda por cima com a companhia de seu conterrâneo. Foram seis cartões amarelos para o time dos Aflitos, apenas um a mais que os segundos colocados, Palmeiras e Sport.


No cômputo geral dos 20 jogos do Brasileirão disputados até o momento, o resultado mais comum foi o empate, em metade das partidas. Nos dez jogos seguintes em que houveram vencedores e vencidos os donos da casa levaram vantagem em sete confrontos – os visitantes triunfaram nas outras três oportunidades. O 1x1 foi o resultado mais repetido: três jogos.


Isso se reflete na quantidade de gols nos jogos. Em 13 deles (65%) as redes balançaram menos de três vezes. Os outros sete (35%) terminaram com três ou mais gols. A média geral é de 2,45 por partida – 49 gols no total.

Nenhum comentário: