quarta-feira, maio 06, 2009

Mesmo com um homem a mais o Palmeiras só conseguiu uma vitória magra!!!

O Sport perdeu o primeiro round no duelo com o Palmeiras pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Jogando no Palestra Itália nesta terça-feira (5), o Leão foi abatido por 1x0, resultado que o obriga a vencer o jogo da volta, na próxima semana, na Ilha do Retiro, por dois gols de diferença para avançar às quartas-de-final. Se o time pernambucano devolver o 1x0 a decisão vai para as cobranças de pênaltis. Vitória rubro-negra por um gol de diferença com o Palmeiras marcando (2x1, 3x2...) dá a vaga aos paulistas, assim como qualquer empate.

O Palmeiras entrou em campo decidido a definir a partida o mais rápido possível. Para tanto, o técnico Vanderlei Luxemburgo abriu mão de um segundo volante para acionar mais um meia, Marquinhos. O posicionamento dos paulistas também foi bastante ofensivo. Para ter uma idéia, nos primeiros dez minutos os donos da casa mantinham sete jogadores no campo de ataque. O resultado era óbvio: o Sport ficou sufocado e sem ter como tocar a bola apelou para o chutão.

Com nítida presença ofensiva mais forte, o time de verde chegou primeiro à meta adversária. Aos cinco minutos, Diego Souza cruzou da esquerda e Keirrison apareceu livre para tirar de Magrão. Caprichosamente, a bola bateu no travessão para, no rebote, Durval mandar para escanteio. O Sport veio dar sinal de vida aos 12 minutos. Paulo Baier bateu falta e Vandinho desviou de cabeça na entrada da área. Danilo apareceu e mandou, também de cabeça, para fora.


Aos poucos, o Sport conseguiu diminuir um pouco a pressão e tirar a posse de bola do Palmeiras. Em alguns contra-ataques, o Leão chegou a assustar, mas cometeu erros no passe final. Somente aos 26, numa jogada individual, Marcos foi obrigado a trabalhar. Wilson arrancou pelo meio e chutou rasteiro para o goleiro palmeirense se esticar e mandar a escanteio. Aos 35, a polêmica. Após cruzamento da direita, Durval agarrou Keirrison e os dois foram ao chão. Apesar dos protestos, o árbitro não marcou pênalti.


Depois desse lance, o Sport encaixou bem sua marcação e não passou mais apuros na partida. Aliás, o time até melhorou ofensivamente, já que terminou a primeira etapa jogando no campo do adversário. Mas faltou finalizar. Os rubro-negros abusaram do jogo aéreo sem grande resultado.


Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. O que mudou foi a disposição tática. Sem o mesmo fôlego da etapa inicial, o Palmeiras não conseguiu sufocar o Sport em seu campo de defesa. O time da Ilha, mesmo com mais espaço para jogar voltou a apelar para o lançamento longo, o que terminou deixando o adversário com mais posse de bola. Aos 15, Cleiton Xavier bateu falta na área e ninguém tocou na bola, que passou raspando a trave esquerda.


Da maneira que se desenrolou, o jogo ficou mais preso ao meio-de-campo, sem que as duas equipes conseguissem finalizar. A partir dos 20 minutos os dois técnicos mexeram por atacado e fizeram as opções inversas. O Palmeiras sacou um atacante, Willans, para colocar um volante, Mozart. Já o Sport foi de Ciro no lugar de Vandinho e Luciano Henrique no posto de Daniel Paulista, ficando teoricamente mais ofensivo.


Mas durou pouco. Aos 29, Hamilton fez falta e tomou amarelo. Como era o segundo, foi expulso. Na cobrança desta mesma infração, Cleiton Xavier mandou para a área. Ortigoza desviou de leve, o suficiente para tirar a bola do alcance de Magrão e fazer 1x0.


Com um a menos, Nelsinho tirou Wilson para acionar Andrade. E ficou difícil para o Sport coordenar suas ações ofensivas. Primeiro, pelo isolamento de Ciro, que mal tocou na bola. Em segundo lugar, quando tinha a bola, os pernambucanos continuaram a abusar do chutão. O Palmeiras chegou bem perto do segundo gol aos 45. Wendel cruzou da direita e Diego Souza, livre, cabeceou na trave esquerda.

Nenhum comentário: