terça-feira, abril 28, 2009

Experiência nas alturas


Jogar muitos metros acima do nível do mar não é novidade para Fumagalli, que tem a chance de começar como titular pela 1ª vez


A chance vem com um desafio extra. Pela primeira vez, Fumagalli será titular do meio-campo rubro-negro na Taça Libertadores. Quer repetir as boas atuações recentes para se encaixar na equipe principal. Missão mais difícil pela altitude de 2.850 metros de Quito, no Equador. Experiência ele tem. Em 2003, quando defendia o Corinthians, o jogador disputou dois jogos em condições semelhantes, no México e na Bolívia. Perdeu uma e venceu a outra.


Apesar da tentativa da comissão técnica de minimizar os efeitos da altitude desde o início da Libertadores, Fumagalli "sofreu" os sintomas nas duas ocasiões. "A bola fica mais rápida e você sente um pouco a falta de oxigênio. Entrei no segundo tempo e parecia que estava no jogo desde o início", recorda. "Quando vai passando o tempo você se acostuma mais, até porque está mais preocupado com a partida. No final das contas, não senti um desgaste muito maior do que em condições normais", suaviza o meia.


A primeira experiência de Fumagalli na altitude foi nos 2.240 metros da Cidade do México. Enfrentou o Cruz Azul, no estádio Azul, em 26 de março de 2003. O Corinthians perdeu por 3 x 0. Dias depois, em 9 de abril, Fumagalli subiu um pouco mais. Enfrentou o The Strongest no estádio Hermano Silves, em La Paz, na Bolívia, 3.650 metros acima do nível do mar. O time surpreendeu e conseguiu a vitória por 2 x 0.


Dessa viagem, Fumagalli recorda que a primeira impressão ao chegar na Bolívia chocou bastante. "O aeroporto fica a mais de quatro mil metros de altitude. Quando desci do avião, senti muito. Até andar era complicado, estranho. No jogo não senti tanto", diz. "Os efeitos existem, mas dá para superar. Principalmente porque a equipe está bem preparada fisicamente", acrescentou o meia.


Principiante - "Abusado" ele já assumiu que era. E é com esse espírito que Moacir se prepara para experimentar pela primeira vez a altitude. "Não tem motivo para ter medo. Dificuldade a gente vai ter, mas o nosso adversário é a LDU e temos condições de fazer um bom jogo e conseguir a vitória", destaca olateral-direito, que encontrou na altitude um aspecto favorável.


"Dizem que a bola sai mais rápida no chute. Vamos ver se dá para aproveitar essa velocidade para ver se ela entra de novo", brincou o ala Moacir, autor do gol de empate na vitória de virada sobre o Colo Colo, última quarta-feira, na Ilha do Retiro.

Nenhum comentário: