sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Por que o interior de Pernambuco nunca ganhou um título?

A “força” do interior de Pernambuco…

1) O Central é o clube com o maior estádio particular do interior do Nordeste. O Sete de Setembro também é dono de um estádio de tamanho bem razoável, além do fato de representar uma das maiores cidades do Agreste.

2) O Porto tem um dos centros de treinamento mais modernos da região, que faz inveja até mesmo a Sport, Santa Cruz e Náutico.

3) O Salgueiro é a verdadeira paixão do município sertanejo, que acompanha em peso aos jogos do Carcará. O mesmo acontece em Santa Cruz do Capibaribe, onde é comum ver centenas de torcedores chegando de bicicleta ao estádio Otávio Limeira para assistir aos treinos do Ypiranga.

4) O Vitória (hoje Acadêmica Vitória) armou boas equipes nos anos 90 e chegou a brigar por várias fases do Estadual.

Tudo bem… Mas como é que até hoje (desde 1915) JAMAIS um clube do interior venceu o Pernambucano? Em todos os outros 8 estados da região pelo menos um time do interior já teve o gostinho de erguer a taça. Essa “resistência” local me parece um bom atraso.

Santa Cruz/RN x AssuEsse questionamento sobre os títulos do interior foi motivado pela notícia da final do 1° turno do Campeonato Potiguar.

O futebol do Rio Grande do Norte vive um momento bom, com os dois clubes maiores clubes de Natal (ABC e América) na Série B e com a garantia de receita o ano inteiro. Apesar disso, nenhum dos dois está na decisão. A inédita final da primeira etapa potiguar será entre Assu e Santa Cruz.

O Santa Cruz representa a cidade de mesmo nome, que tem apenas 34 mil habitantes e está localizada a 115 quilômetros da capital. Já o Assu (Associação Sportiva Sociedade Unida ) representa… Açu! O município de 52 mil habitantes está a 208 quilômetros de Natal, no Vale do Açu.

A final do 1° turno será em duas partidas. A primeira neste domingo, às 17h, no estádio “Iberezão”, em Santa Cruz, enquanto o segundo jogo será na próxima quarta-feira, às 20h30, no “Edgarzão”, em Açu.

Ao campeão do 1° turno: vagas na final do Estadual, na nova Série D e na Copa do Brasil de 2010. Vale muito!

Nota: Espero que uma final assim aconteça em breve por aqui também… O máximo no estado foram os vice-campeonatos de Porto (1997 e 1998) e Central (2007). Pouco.

Nenhum comentário: