quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Com time inspirado, Brasil dá show contra Itália


Robinho e Elano fazem os gols, e vitória de 2x0 dá fôlego a Dunga
Era um amistoso, mas não como os outros. Ontem, no Emirates Stadium, em Londres, a Seleção Brasileira tinha a pressão de desequilibrar em seu favor a disputa histórica com a Itália, com quem, em 12 jogos disputados até então, partilhava idênticas cinco vitórias e 19 gols (foram dois empates, inclusive no último encontro, em 1997). E o resultado acabou sendo melhor do que esperado: o Brasil mostrou talento e aplicação suficientes para envolver a atual campeã do mundo e vencer por 2x0, dando fôlego ao técnico Dunga, mesmo com a sombra do agora desempregado Felipão.
Mas Dunga começou bem 2009. Com o resultado de ontem, o Brasil passou a ter vantagem no duelo histórico com a Itália, com seis vitórias e cinco derrotas em 13 confrontos. Sem Anderson, Kaká e Luís Fabiano, titulares cortados por contusão, Dunga surpreendeu na escalação. Optou pelo estreante Felipe Melo para formar o meio-de-campo com Gilberto Silva, Elano e Ronaldinho Gaúcho. Do outro lado, o técnico Marcello Lippi também inovou, deixando de fora Perrotta, Camoranesi e Luca Toni.
No começo, quem parecia ter feito as melhores escolhas era o treinador italiano. Logo aos quatro minutos, o lateral Grosso recebeu passe dentro da área e chutou para fazer o gol, mas o árbitro inglês Howard Webb anulou o lance, apontando impedimento. A partir daí, porém, o domínio foi todo brasileiro. E os gols não demoraram para sair. Aos 12, uma bonita troca de passes resultou no primeiro gol brasileiro. Ronaldinho Gaúcho tocou para Elano, que recuou para Robinho. Robinho, então, enfiou a bola para Elano, sozinho, deslocar do goleiro Buffon e fazer 1x0. A Itália sentiu o golpe, ficou desnorteada em campo e facilitou a vida do Brasil.
Assim, o segundo gol veio aos 26 minutos. Cérebro da seleção italiana, Pirlo vacilou na entrada da área e perdeu a bola para Robinho. O atacante, então, partiu para cima do lateral Zambrotta, deu uma pedalada, cortou para o lado e bateu colocado, longe do alcance do goleiro Buffon. Na etapa complementar, a Itália melhorou, chegando a marcar um gol com Luca Toni, aos 19, mas o árbitro anulou o lance acertadamente, pois o atacante italiano dominou a bola com as mãos.
De qualquer maneira, o Brasil conseguiu controlar o jogo, segurando a boa vitória. A Itália, por sua vez, teve mais uma grande chance, novamente com Luca Toni, mas o goleiro Júlio César fez uma bonita defesa, garantindo a vantagem brasileira. Enfim, um resultado positivo que chega em boa hora para Dunga, principalmente após a demissão do pentacampeão mundial Felipão do Chelsea.
Brasil
Julio César; Maicon, Juan (Thiago Silva), Lúcio e Marcelo; Felipe Melo, Gilberto Silva (Josué), Elano (Daniel Alves) e Ronaldinho; Robinho (Júlio Baptista) e Adriano (Alexandre Pato)
Técnico: Dunga

Itália
Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Legrottaglie e Grosso; Pirlo (Dossena), De Rossi (Aquilani), Pepe (Perrotta) e Montolivo (Camoranesi); Di Natale (Rossi) e Gilardino (Toni)
Técnico: Marcelo Lippi

Local: Emirates Stadium (Londres/ING)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Gols: Elano (aos 12 do 1ºT) e Robinho (aos 26 do 1ºT)
Cartões amarelos: Perrotta, Grosso e Zambrotta (Itália)
Público: 60.777
Renda: não divulgada.

Nenhum comentário: