quinta-feira, dezembro 18, 2008

Documentário sobre Ademir Menezes é lançado

Um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro virou tema de um documentário. Ademir de Menezes inspirou estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, que retratam a carreira e a vida do craque dos anos 40 e 50 com a obra: "Um artilheiro no meu coração". O filme foi lançado no 10º Festival de Vídeo de Pernambuco e pode ser visto na Internet.

O documentário tem 20 minutos de duração. E foi produzido por Lucas Fittipaldi (diretor de cinema e vídeo), Diego Trajano (roteirista), Mellyna Reis (roteirista), Ricardo Victor Luiz (editor) e Leo Alfinete, (editor) e traz depoimentos de jornalistas, ex-jogadores e amigos de Ademir de Menezes.

- Ele foi um dos maiores centroavantes do futebol brasileiro. Por onde eu jogava pelo Brasil nesta época o torcedor do Vasco lembrava muito dessa geração do Expresso da Vitória. E não estou sendo modesto. Acho que o Ademir de Menezes estava uma faixa acima - disse Roberto Dinamite.

- Quando chutava no gol, ele não errava - disse Evaristo de Macedo.

O documentário também recupera um depoimento de Ademir de Menezes sobre a dor de ter perdido a Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai. Artilheiro isolado do Mundial com nove gols, o ex-atacante é o recordista brasileiro de gols em uma única edição de Copa do Mundo. Ele deixou sua marca em quatro dos cinco jogos do Brasil no Maracanã. Não balançou as redes apenas na final contra o Uruguai.

O ex-jogador pernambucano Ademir Marques de Menezes, que também ficou conhecido como "Queixada", brilhou entre as décadas de 40 e 50 com as camisas de Sport, Vasco, Fluminense e seleção brasileira.

Nenhum comentário: