terça-feira, setembro 30, 2008

A FICHA DO CRAQUE


NASCE UM NOVO CRAQUE – RIBAMAR QUER ARREBENTAR EM 2009.

Iniciando esta nova coluna dentro do nosso Blog, hoje temos a presença do meia-atacante Ribamar da equipe de Juniores da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube. Seu nome completo Ribamar Olímpio dos Santos, 19 anos, Solteiro, natural de São Caetano-PE. Nasceu em 13.07.89, canceriano. Começou sua vida futebolística nas peladas da sua cidade natal. Aos 15 anos, em 2004, quando foi levado pelo amigo do seu pai Josafá, para o Sport Clube do Recife, onde foi Campeão Pernambucano Infantil, naquela temporada e no ano seguinte foi Vice Campeão de Pernambuco. Nereu Pinheiro era o treinador do rubro negro da Ilha Em 2006, chegou aqui ao Ypiranga, trazido pelo outro amigo do seu pai, o médico, vereador em São Caetano Dr. Neves – empresário aqui na cidade, proprietário da Farmácia Neves e também ex-Diretor do Hospital Regional do Agreste na cidade Caruaru. Aqui na Capital da Confecção, chegou no final do segundo turno do Campeonato Pernambucano daquela temporada e o Ypiranga, naquela oportunidade, não conseguiu sua classificação para o terceiro turno. Como era um garoto, com idade para participar da equipe juvenil, o técnico Rubinho “segurou” o garoto, durante a realização de um Campeonato na cidade de Caruaru. Depois disso, foi para o Santa Cruz em Recife que era comandado pelo técnico Levi Gomes, mas como o Tricolor das Repúblicas Independentes do Arruda, não tinha estrutura, teve uma rápida passagem por lá. Aí, “o Prof. Rubinho, junto com alguns empresários, resolveram me levar para o Sport Clube Corinthians Paulista”.

Chegou em São Paulo em setembro de 2006, e o único campeonato que tinha para acontecer – já que era final de temporada – era a Copa São Paulo de Futebol Junior. “Quando eu cheguei lá, só faltava uma semana, para terminar as inscrições e eu fui informado de que o grupo já estava fechado. Aí sobrei”. O grupo corintiano na época era formado entre outros craques por Lulinha, Dentinho e o lateral Éverton Ribeiro e tantos outros. Só como detalhe, Lulinha e Dentinho hoje são titulares no time principal do Corinthians, Lulinha atuou na Seleção Brasileira do Pan e Éverton Ribeiro foi Seleção Sub-19. O técnico do Corinthians era Rogério, relembra. Treinou bem no Timão, mas como o grupo estava fechado, foi emprestado ao Flamengo de Guarulhos. O treinador do Flamengo tinha que observar o seu desempenho. No dia que foi marcado o amistoso, “fui mal na partida, o técnico – acho que não gostou de mim, aí não fiquei lá, também”. E assim “não consegui ficar no Corinthians”. Lembra, que só passou três semanas no Corinthians. Recorda, que treinou com Lulinha, Dentinho e Everton Ribeiro. Mas lembra, do goleiro Júlio César, “acho que ele já estava no Profissional B. Outro, que estava no quadro B, era William, que estourou e ano passado, foi vendido para o futebol europeu. Em São Paulo, Ribamar passou cerca de um ano. Quando saiu do Corinthians, era final de setembro pra começo de outubro. Final de temporada, teve que aguardar chegar o começo do ano. Foi aí que surgiu, a primeira oportunidade real no futebol paulista. Em seguida, “um empresário, me levou para um time do interior paulista: o Elo Sport da cidade de Capão Bonito – onde me profissionalizei. Ribamar, disputou por aquele clube, o Campeonato da série B-1, que corresponde a 4ª divisão. Lembra que no Elo Sport, tinha alguns jogadores, que hoje defendem a equipe do Guaratinguetá, como Alex, Anselmo e Neto. Hoje, Ribamar sonha em fazer um grande campeonato de Juniores do Ypiranga e ser aproveitado no elenco Profissional, objetivando mostrar o seu talento e o faro de gol, almejando futuramente brilhar, numa equipe maior de Pernambuco e do Brasil. Como sempre teve uma admiração pelo Sport – o seu pai é rubro negro – espera que um dia “quem sabe” possa voltar a vestir a camisa do Leão da Ilha e dessa vez dar show no time da Praça da Bandeira. Inclusive, ele faz questão de lembrar, que o seu nome Ribamar – foi uma homenagem que “o meu pai prestou ao grande ex-ídolo rubro negro Ribamar, o maior craque do time Campeão Brasileiro de 87”.

Isso aconteceu, dois anos depois, quando ele nasceu, o seu pai resolveu prestar essa homenagem. Ribamar, também não vê o dia em que possa voltar a vestir a camisa do Corinthians, para sentir de perto o calor de uma das maiores torcidas do Brasil. Ribamar revela, que sempre foi meia esquerda. Já, inclusive, teve oportunidade em algumas vezes, é bem verdade, que poucas, de atuar na lateral. Agora, ele sonha em arrebentar em 2009, fazendo um grande Campeonato de Juniores, pelo Ypiranga, para que possa ser visto, por um grande clube, e cita o exemplo de Romarinho e de Evandro. Ribamar, sabe que o Ypiranga, é uma grande vitrine, e ele espera que a sua estrela brilhe em 2009. Finaliza mandando um recado para a torcida, espera contar com o apoio da galera do Azulão, para ajudá-lo a conquistar grandes vitórias, ao lado dos seus companheiros e trazer para Santa Cruz do Capibaribe, o Título de Campeão Pernambucano da Temporada de 2009.

Nenhum comentário: